Yuri Piffer, aluno do terceiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá está entre os estudantes selecionados para participar do Arrebita!Porto, projeto de reabilitação urbana que tem por objetivo combater o abandono do centro da cidade de Porto, em Portugal. O projeto foi notícia no jornal Le Monde, da França, e em outros jornais da Europa.

Basicamente a ideia é reabilitar, a custo zero, casas degradadas do centro urbano de Porto, por meio de parcerias com entidades e empresas portuguesas, prefeitura e profissionais da área. Além disso, professores da escola de Arquitetura e Engenharia da Universidade do Porto dão apoio técnico ao grupo de cinco estudantes e recém-formados que, a cada três meses, trabalha no escritório de José Paixão, o mentor da iniciativa.Yuri iniciou em junho e ficará até setembro ligado ao projeto.

Atualmente ele é bolsista de graduação sanduíche (modalidade de ensino superior na qual o estudante realiza parte dos seus estudos em uma instituição estrangeira) na University of Brighton, na Inglaterra. A bolsa veio através do Ciências sem Fronteiras, programa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, por meio de suas respectivas instituições de fomento, o CNPq e a Capes.

Na UEM, Yuri Piffer integra o Laboratório de Pesquisa em Habitação e Assentamentos Humanos, coordenado pelo professor Ricardo Dias Silva, que destacou a relevância da participação do acadêmico em um projeto desse porte. “Mostra que o nosso curso de Arquitetura e Urbanismo está entrando em um processo de internacionalização, com acesso às melhores universidades da Europa, por exemplo. Ao mesmo tempo é um reconhecimento de que a UEM vem garantindo boa formação aos seus acadêmicos, capacitando-os a atuar em qualquer lugar do mundo”, resumiu Ricardo Silva.

Leia aqui a reportagem do jornal francês Le Monde sobre o projeto Arrebita!Porto.