O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad), a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) promovem, nesta quinta-feira (27), na UEM, o Seminário Experiência do Comad na cidade de Campo Largo. O evento, que ocorre no Anfiteatro Ney Marques, das 8h30 às 11h30, marca as atividades da Semana de Prevenção às Drogas em Maringá, que começou no sábado (22) e vai até sexta-feira (28). O objetivo é lembrar o Dia Mundial de Enfrentamento às Drogas, comemorado no dia 26 de junho.

A Semana já contou com uma ação de prevenção no trânsito, realizada pela Secretaria de Transporte e Segurança (Setrans); atividades de prevenção com o Consultório na Rua, com entrega de folder e orientações através de estagiárias do curso de Psicologia. Nesta quinta (27), haverá, também, o Dia da prevenção. Uma atividade com crianças e adolescentes, que ocorre no Centro da Juventude, no Conjunto Borba Gato, das 13h30 às 17 horas. E, na sexta-feira (28), haverá apresentação de filmes e debate na Colônia Penal de Maringá, das 19 às 21 horas.

A semana é uma realização da Comissão de Prevenção do Comad – Prefeitura Municipal de Maringá; SASC/ Diretoria de Políticas sobre Drogas; SEDUC; SEMUC; SETRAN; CAPS-AD; Universidade Estadual de Maringá/ Padeq, Provent e Tabagismo; e tem apoio: da Mitra Diocesana de Maringá.

Tradição da UEM – A Universidade tem tradição na luta contra as drogas. A psicóloga do programa, Maria Lúcia Dantas, diz que o primeiro programa de prevenção surgiu na UEM há cerca de 30 anos. Foi o Projeto de Atenção ao Dependente Químico (Padeq). Depois veio o Programa de Prevenção e Tratamento do Dependente Químico (Provent), criado em 1997. Em 2005, surgiu o Projeto de Tratamento e Acompanhamento aos Usuários de Tabaco.

A assistente social, Helena Maria Ramos dos Santos, lembra que a UEM ainda foi uma das responsáveis por puxar o movimento para a formação do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas. Além disso, participa da mais nova ação do município contra as drogas. Maringá mandou projeto e vai receber recursos para participar do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack, organizado pela Secretaria Nacional de Política contra as Drogas. Helena contou que há um Comitê Municipal em Maringá trabalhando em três eixos: prevenção, tratamento e autoridade, isto é, na ação da polícia.

Quanto à infraestrutura o Plano garantiu para Maringá a construção de mais um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas. “Já temos um que fica aberto 12 horas. Esse novo vai estar disponível à população durante 24 horas. Além disso, teremos uma Unidade de Acolhimento para os dependentes de rua e uma Unidade Móvel com câmera, que fará o processo de fiscalização no centro da cidade”, explicou a assistente social. Além disso, a UEM terá um dos 49 Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas (CRR), anunciados pela presidenta Dilma Rousseff. Os centros serão responsáveis por capacitar 14,7 mil profissionais de saúde e assistência social, como médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes comunitários. O projeto da UEM, coordenado pela professora Magda Félix de Oliveira, concorreu ao Edital nº 002/2010 da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça – Centro Regionais de Referência para Formação Permanente dos Profissionais que atuam com usuários de crack e outras drogas. Magda, atual superintendente do Hospital Universitário de Maringá, atua ao lado da professora Maricelma Bregola,  representante da UEM, no Paraná, na Comissão para o Enfrentamento do Crack e Outras Drogas.

Maratona – A Universidade Estadual de Maringá ainda organiza a Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima. O evento esportivo foi idealizado com foco na prevenção e controle do tabaco e vem ganhando destaque a cada ano. Na primeira edição, em 2004, participaram 480 corredores. Hoje, a inscrição é limitada. Os organizadores informaram que na edição 2013 foi estabelecido um limite de participação de 250 equipes, com oito atletas cada.

Para a prova deste ano, as inscrições serão abertas no dia 1º de julho e devem ser efetivadas pelo site www.tabagismo.uem.br. Apesar do prazo de inscrição ir até 31 de julho, pode encerrar antes, quando atingir o limite estipulado.

Esta edição da maratona será realizada no dia 25 de agosto, com largada em frente à Prefeitura de Maringá. A prova compreende um percurso de pouco mais de 42 quilômetros, percorridos em circuito e em sistema de revezamento pelos oito integrantes de cada equipe, inscritos em diferentes categorias.

O evento promete ser uma grande festa do atletismo e um convite à população local para uma vida saudável. Além da prova, serviços de prevenção e controle ao tabaco devem ser disponibilizados gratuitamente no dia do evento, com esse objetivo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone do Projeto Tabagismo: (44) 3011-5988.

A maratona é uma promoção da UEM e do Lions Clube Maringá Universitário integração, com patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal, e parceria, entre outros, da Prefeitura de Maringá.