Começou nesta terça-feira (25), no Auditório Luzamor, o 2º Encontro do Pibid/UEM. Com a temática Licenciaturas: impactos e resultados, o evento vai até quarta-feira (26), e integra uma das diversas ações estabelecidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (PEN/UEM). A conferência de abertura, intitulada Ação do professor no século XXI: dimensão e desafios, foi proferida pelo professor Nilson José Machado, da Universidade de São Paulo (USP).

Tendo como horizonte as novas políticas da Capes para a formação docente junto à Educação Básica, esta segunda edição do evento tem como objetivo principal possibilitar a reflexão e análise sobre os resultados já alcançados pelos subprojetos, além de possibilitar a troca de experiências desenvolvidas por projetos do Pibid, em todo o Brasil, nas diversas áreas das licenciaturas.

Durante a solenidade de abertura do evento, o coordenador institucional do Pibid na UEM, João César Guirado, falou sobre a importância do Programa para o aperfeiçoamento do ensino da docência. Guirado ainda lembrou que atualmente a UEM possui catorze subprojetos inseridos no Pibid, que colaboram para a entrada de alunos no contexto das escolas desde a graduação. Ao encerrar sua fala, o professor citou a escritora Cora Coralina: “feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”.

A pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Rossi, destacou a educação como princípio de emancipação humana, além de agradecer a todos que trabalham em prol do ensino. A chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa, lembrou que reside na educação básica todo o alicerce de uma formação para o resto da vida. A professora também enalteceu o Pibid como uma grande oportunidade para fazer a diferença na formação dos profissionais. A vice-reitora da UEM, Neusa Altoé, declarou aberto o evento, agradecendo e parabenizando todos os envolvidos no Pibid, dizendo que hoje a UEM é o que é, devido ao esforço do capital humano.

Após a apresentação da esquete O Boi Cidadão, do Teatro Universitário de Maringá (TUM), da UEM, o professor Nilson José Machado deu início às atividades do encontro, falando sobre trabalho e conhecimento no século 21, e sobre o papel, desafios e dimensões da ação do professor.

A programação ainda prevê quatro mesas-redondas e dois momentos para a apresentação de trabalhos em forma de comunicação oral, oportunidade para a troca de experiências entre as diversas instituições de ensino participantes. Mais informações sobre o 2º Encontro do Pibid/UEM no site: http://www.indev.com.br/pibid/?l=home.