A maratona de revezamento contra o tabagismo entra na sua décima edição e deverá reunir dois mil atletas, amadores e profissionais, interessados em participar dessa já tradicional prova, organizada pela Universidade Estadual de Maringá. As inscrições serão abertas no dia 1º de julho e devem ser efetivadas pelo site www.tabagismo.uem.br.

Os organizadores informam que nesta edição foi estabelecido um limite de participação de 250 equipes, com oito atletas cada. Significa que o prazo de inscrição vai até 31 de julho, podendo encerrar-se antes, quando atingir esse limite.

A corrida, que hoje leva o nome de Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima, foi idealizada com foco na prevenção e controle do tabaco e vem ganhando destaque a cada ano. Na primeira edição, em 2004, participaram 480 corredores, um número cerca de quatro vezes menor do esperado para esta edição.

O sucesso da prova ainda influenciou a implantação do Projeto Tabagismo que, desde 2005, vem ajudando pessoas a pararem de fumar. “Já ajudamos mais de 700 pessoas a deixarem o vício”, anuncia o professor Celso Conegero, coordenador da maratona e do projeto.

Sem um registro numérico preciso, mas baseado em depoimentos espontâneos, Conegero explica ainda que muitos fumantes usam a prova como um marco para abandonar o vício. “Há inclusive grupos de amigos que organizam equipes para participar da maratona com esse objetivo”, destaca o coordenador.

Reafirmando o destaque que a Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima vem ganhando, o professor conta que esta edição poderá ter a participação de atletas quenianos, que já entraram em contato com a equipe de organização da prova.

O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que empresta seu nome à prova, vem, de acordo com Conegero, contribuindo para a divulgação da competição. “A ideia de batizar a prova com o nome do maratonista foi prestar uma homenagem a ele. Hoje Vanderleio é o nosso embaixador”, diz o professor.

A prova

Esta edição da maratona será realizada no dia 25 de agosto, com largada em frente à Prefeitura de Maringá. A prova compreende um percurso de pouco mais de 42 quilômetros, percorridos em circuito e em sistema de revezamento pelos oito integrantes de cada equipe, inscritos em diferentes categorias.

O evento promete ser uma grande festa do atletismo e um convite à população local para uma vida saudável. Além da prova, serviços de prevenção e controle ao tabaco devem ser disponibilizados gratuitamente no dia do evento, com esse objetivo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone do Projeto Tabagismo: (44) 3011-5988.

A maratona é uma promoção da UEM e do Lions Clube Maringá Universitário integração, com patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal, e parceria, entre outros, da Prefeitura de Maringá.