Warrick: interesse em firmar parcerias 

Uma comitiva da Universidade do Estado da Carolina do Sul (SCSU), nos Estados Unidos, está visitando a UEM nesta sexta-feira, dia 21. No período da manhã, foi recebida pelo reitor Júlio Santiago Prates Filho, pela vice-reitora Neusa Altoé, pela assessora de Cooperação Internacional, Evanilde Benedito e por professores de diversos departamentos. Durante o encontro, foi destacada a intenção de uma parceria entre as duas instituições.  

 

O reitor Prates Filho salientou que a UEM, apesar de extremamente jovem, é avançada em diversas áreas do conhecimento. A Universidade tem vocação regional, com reconhecimento nacional e internacional. Ressaltou que a Instituição quer buscar, adquirir e repassar o conhecimento por meio do intercâmbio e parceria. Disse que deseja abrir portas para novas parcerias e que a UEM, desde sua criação, tem procurado a internacionalização e que, desde a gestão anterior, a UEM tem priorizado a internacionalização.  

A reitora da SCSU Cynthia Warrick, que terminou sua gestão recentemente, disse que faz parte também de uma comissão que representa as comunidades negras e tem interesse de formalizar parcerias em ensino, pesquisa e intercâmbio com outras universidades dos EUA e de outros países. Relembrou a história dos negros e da sua inserção nas universidades em seu país. Warrick acredita que a similaridade entre os dois povos pode colaborar com a integração. Informou também que a SCSU tem como foco prioritário as áreas de educação e engenharias.

Representantes das duas universidades junto com o acadêmico Cezar Miranda 

Um dos motivos da visita foi repassar informações que assegurem aos intercambistas a escolha apropriada das matérias a serem cursadas na SCSU. O objetivo é também que os requisitos e expectativas da parte brasileira sejam cumpridos. Em agosto, Cezar Miranda, orientado pelos professores Jeselay Reis e Carlos Martins, bolsista do Programa Ciências sem Fronteiras, irá para aquela universidade para se integrar às atividades do curso de graduação em Engenharia Civil.  

A comitiva dos Estados Unidos também foi composta pelos professores Stanley Ihekweazu, Rubin Silvestry, Lammin Drammeh e Jesse Samuel. Faz parte ainda do grupo o marido de Warrick, Jan Jasper. No período da tarde, a comitiva visita as instalações e laboratórios da UEM.