As secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a de Saúde se uniram para criar um curso de especialização em hematologia (que estuda e trata as doenças do sangue), a ser implantado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Um curso como este, de pós-graduação, é inédito no Sul do Brasil”, ressalta o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.

A proposta, de acordo com o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, vem de encontro à necessidade de capacitar e motivar os profissionais que trabalham no Estado. “E a capacitação vem numa área bastante específica, com um lado bastante prático, o que é muito importante”, avalia.

As duas secretarias também planejam a implantação de um mestrado profissional em Farmácia, com área de concentração em assistência farmacêutica. O projeto, elaborado pela UEM, vai ser enviado para aprovação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Qualificação

“Um servidor bem qualificado vale até por três”, comenta Alípio Leal, para explicar o empenho da secretaria na capacitação dos funcionários públicos. Para a concretização do curso sobre estudos do sangue será assinado termo de cooperação técnico-financeira entre as secretarias, as universidades envolvidas e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná.

Segundo a diretora do Hemocentro, Silvia Maria Tintori, a previsão é que o curso tenha início em outubro. Serão oferecidas 44 vagas para profissionais da área da saúde, preferencialmente do quadro de servidores do Estado. Na modalidade presencial, o curso terá prática acadêmico-pedagógica nas unidades de Maringá, Londrina e Curitiba da Hemorrede do Paraná.

(informações da Seti)