Nesta sexta-feira (14), o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, esteve na UEM, para falar sobre as Linhas de Fomento para Pesquisa em 2013, apresentando um indicativo de todos os repasses possíveis de serem efetuados pela Fundação neste ano.

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná é uma organização privada de interesse público. Seus projetos são desenvolvidos a partir de quatro grandes eixos: Fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica; Verticalização do Ensino Superior e Formação de Pesquisadores; Disseminação Científica e Tecnológica; e outras vertentes de projetos. As ações são operacionalizadas por meio de Chamadas Públicas de Projetos e avaliação de mérito científico feita por pares. Esse trabalho se dá mediante estreita relação com as instituições de ensino superior federais, estaduais, municipais e privadas sem fins lucrativos e com institutos de pesquisa do Paraná.

Em sua apresentação, Paulo Brofman afirmou que o Paraná possui atualmente 264 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo que 54,4% dos alunos são oriundos das universidades estaduais. Em 2012, foram publicadas 26 chamadas públicas de fomento por meio da Fundação, com R$ 85 milhões disponibilizados, atendendo a 25% da demanda. Segundo Brofman, para 2013, estão previstas 26 novas chamadas, com verba que deverá ultrapassar os R$ 100 milhões. Os recursos financeiros da Fundação Araucária provêm de 0,3% da verba do Fundo Paraná, além do apoio de diversos parceiros.

Durante a abertura do evento, no auditório do PDE (Bloco B-33), o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Ravagnani, afirmou que a Universidade tem conseguido avançar no desenvolvimento de estratégias para a melhoraria da qualidade do ensino de pós-graduação no Paraná. A vice-reitora, Neusa Altoé, destacou a resposta positiva dada pela comunidade acadêmica aos editais lançados pela Fundação Araucária, enaltecendo a participação massiva dos professores pesquisadores da UEM.

Mais informações sobre as Linhas de Fomento para Pesquisa da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná podem ser obtidas no site: http://www.fappr.pr.gov.br/.