Diversas intervenções artísticas movimentam o câmpus da Universidade Estadual de Maringá desde domingo até terça-feira (11). As atividades são desenvolvidas por alunos e professores dos cursos de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas da UEM, além de diversos grupos, produtores e artistas da instituição. A iniciativa, batizada de Arte Vindo/Vendo, tem o objetivo de chamar a atenção para a arte na Universidade e está sendo desenvolvidas em diversos espaços. O prédio da Reitoria reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 10, o Coral do Curso de Graduação de Música, sob regência de Andréia Anhezini, que apresentou repertório do período renascentista e barroco, e os alunos da graduação de Música Guilherme Sanches e Scott Collie que, ao som de alaúde e violão, executaram peças de autoria própria e clássicas.

Já o Grupo Apis Artes Visuais realizou intervenções no corredor do prédio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, coordenadas pela professora e artista plástica Tânia Machado. O trabalho poderá ser visto mesmo após período do Arte Vindo/Vendo. O objetivo, segundo Machado, é o de transformar o ambiente, além de promover um outro olhar nas pessoas, um olhar amoroso, observador e reflexivo. A composição foi desenvolvida no momento da execução e consiste em recortes aplicados no piso, inspirados na poética de Ítalo Calvino.

A parede do bloco da PEC recebeu adesivagem de frases do texto O Tempo é Senhor e a Arte, Senhora, da jornalista Célia Musilli, e levam os leitores a uma reflexão sobre a arte. “Obras de arte desconhecem a passagem dos dias, dos meses, dos anos. Vencem o calendário. A arte é viva e para cada um revela-se como experiência única, embora pertença a toda humanidade. Se recorrermos à história, vemos o tempo registrado em telas, movimentos, música, dança. Emoções e subjetividades registradas nas criações através dos séculos. Hoje, a arte ocupa espaços inimagináveis. Mistura linguagens, tece novas tramas, cria diálogos. Teatro e dança, cinema e circo, pintura e música. Em tudo está a mágica do tempo, deslocando, incessantemente, a sensibilidade humana para novos territórios. Há vida permanente na linguagem lírica e dramática. A arte é aliada do tempo. É nossa forma de permanecer no calendário, atravessar os dias, romper os meses, fundir os anos. Porque o tempo é senhor e a arte, senhora”.

De acordo com a organização, o evento também tem como finalidade provocar uma interação da produção artística, da graduação, extensão e pesquisa com a comunidade universitária, buscando a difusão da arte nas suas mais diversas manifestações, como também colocar em questão a situação das políticas públicas para a cultura artística na universidade. A programação completa pode ser acessada neste link. Mais informações pelo telefone: 3011-3880.