Com o intuito de discutir os direitos das mulheres, foi instituído, no último dia 8, no Plenarinho da Câmara de Vereadores, o Fórum Maringaense de Mulheres. A cerimônia de fundação contou com a presença de cerca de 30 pessoas, representantes de organizações não governamentais e núcleos de gênero das universidades, que atuam em associações de moradores ou grupos feministas que não possuem vínculos com nenhuma instituição, além de representantes de sindicatos, partidos políticos. As professoras Tania Tait (DIN) e Solange Araujo (CCH) estiveram presentes, representando a UEM.

O Fórum decidiu realizar reuniões bimestrais nos bairros, descentralizando as ações. Na reunião, também foi criado um colegiado, composto por Tania Tait (escolhida como coordenadora geral), Aracy Adorno Reis, Graziella Thom de Oliveira, Irma de Oliveira, Maria da Conceição Franco e Marlei Cardoso.

O Fórum caracteriza-se como uma articulação que visa a discutir a implantação de políticas públicas, o fim da violência e de toda forma de discriminação contra a mulher. Segundo as organizadoras, o Fórum não tem cor, raça e nem partido político, pois pretende lutar, de forma igualitária em defesa das mulheres.

Conferência Municipal

Nos dias 14 e 15 de junho, no Auditório Helio Moreira, será realizada a 5ª Conferência Municipal da Mulher de Maringá. O evento, promovido pela secretaria da Mulher, terá a UEM serão delegadas: Tania Fatima Calvi Tait, Solange Santos, Itana Maria de Souza Gimenes e Maria Madalena Dias. A Conferência delibera sobre políticas públicas para mulheres a serem implementadas no município. Informações adicionais em http://www2.maringa.pr.gov.br/conferenciadamulher/.