O acadêmico Philipp Naoki Yokoyama Kondo, do Curso de Agronomia da UEM do Câmpus Regional de Umuarama foi um dos milhares de estudantes contemplados pelo Programa Ciência sem Fronteiras e ficará 12 meses cursando a Graduação Sanduíche, na Newcastle University, no Reino Unido, com bolsa de estudos oferecida pelo CNPq. O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.


Segundo o próprio acadêmico, o projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior. As principais áreas de estudo desse programa são: Engenharia; Ciências Exatas e Biológicas; Saúde; Computação; Tecnologia; Meio Ambiente; Indústrias Criativas; entre outras.

Philipp cumpriu todos os requisitos exigidos pelo Programa: foi classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM – acima de 600 pontos, possui excelente desempenho acadêmico, já concluiu 20% do currículo previsto para o curso de graduação em Agronomia e por dois anos consecutivos foi agraciado com bolsa de iniciação científica (2011) e tecnológica (2012) do CNPq (PIBIC/PIBITI). Além disso, possui nível de conhecimento em inglês avançado (comprovado por meio de exame de proficiência IELTS). Cabe ressaltar que toda a tramitação documental é acompanhada pela UEM, por meio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI). O Departamento de Ciências Agronômicas (Campus Umuarama) se orgulha dos resultados obtidos pelos acadêmicos e egressos, que têm se destacado com excelentes colocações no mercado de trabalho, em nível nacional e internacional.