A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) anunciou, no último dia 22, a liberação de R$ 13,8 milhões para obras e programas de pesquisa das quatro Instituições de Ensino Superior mantidas pelo governo do estado. Neste pacote, oferecido pela Unidade Gestora do Fundo Paraná, a UEM recebeu R$ 5,2 milhões para, entre outros projetos, ampliar a infraestrutura do câmpus de Umuarama, e para apoio da Rede Paranaense de Inovação e Desenvolvimento de Insumos Farmacêuticos para Terapia Fotodinâmica em Doenças Negligenciadas e Tumores em Tecidos Moles.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho destacou a importância dessa verba para aplicação em infraestrutura, e também no desenvolvimento da ciência e da inovação tecnológica, fazendo referência a rede de estudos em terapia fotodinâmica, que vai estruturar e fortalecer unidades de pesquisa em todas as universidades estaduais paranaenses.

A terapia fotodinâmica (TFD) se baseia na utilização de um composto corante fotossensível que, quando excitado por luz, gera formas tóxicas de oxigênio que atacam células locais. O corante pode ser aplicado, por exemplo, em tumores e em outras doenças localizadas. Em seguida, submete-se à luz, geralmente um Laser, através de cateter de fibra ótica, produzindo um efeito tóxico nas células indesejáveis, que, após sua morte, contribuem para a regeneração dos tecidos.

Umuarama

Segundo o diretor do câmpus da UEM em Umuarama, Osvaldo Joaquim dos Santos, a verba será utilizada para a construção do espaço físico necessário para a consolidação dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil e de Alimentos, com investimento em salas, laboratórios e biblioteca do câmpus. 

O prefeito do câmpus da UEM, Igor Valques, disse que a verba veio num momento extremamente importante para dar suporte à demanda de ampliação do Centro de Tecnologia (CTC) de Umuarama. Neste sentido, afirma o prefeito, “a Prefeitura do câmpus está com todos os projetos prontos para dar início aos trabalhos”.