Foi anunciado, ontem (22/5), durante a sessão de encerramento do 29º Simpósio Internacional da Alltech, realizado em Lexington, nos Estados Unidos, os vencedores do Prêmio Alltech Young Scientist (Jovem Cientista Alltech). Entre as vencedoras está uma ex-aluna da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Amanda Pesqueira. Formada em zootecnia pela UEM em 2012, Amanda foi a vencedora na categoria alunos de graduação, tendo concorrido com mais de 8 mil inscritos.

O prêmio reúne pensadores científicos, provenientes de faculdades e universidades do mundo todo. Para concorrer às principais categorias, alunos de graduação e de pós-graduação devem apresentar um trabalho científico sobre um tema de agricultura como, por exemplo, ciência veterinária, nutrição, tecnologia em alimentos, desenvolvimentos agrícolas ou manejo agrícola.

Depois de um processo de avaliação iniciado no começo deste ano, Amanda ficou entre os oito finalistas, que foram convidados a viajar para Lexington, Kentucky, para apresentar os resultados de suas pesquisas perante um corpo de jurados formado por pesquisadores renomados.

Amanda, que atualmente é aluna de mestrado na University of Kentucky, nos Estados Unidos. Apresentou o trabalho intitulado Contractile Response of the Different Ergot Alkaloids in Bovine Cranial Branch of the Lateral Saphenous Vein In Vitro. O estudo examina os compostos envolvidos com a síndrome de intoxicação por festuca em vacas, através da utilização de um sistema de teste avançado.

Durante o seu último ano do curso de graduação em Zootecnia, Amanda participou do Programa Ciência Sem Fronteiras, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), na University of Kentucky. Nesse período ela desenvolveu o trabalho de pesquisa, com o qual venceu o prêmio Young Scientist. Na UEM, ela foi orientada pelo professor Antonio Ferriani Branco e na University of Kentuky pelos professores David Lee Harmon e Jamie Klotz.

A outra vencedora do Prêmio Alltech Young Scientist foi Nimesha Fernando da University of Melbourne, Austrália, que venceu na categoria pós-graduação.