A proposta de Residência Integrada Multiprofissional na Atenção à Urgência e Emergência do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde na reunião de 15 de maio.

Desenvolvida pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em conjunto com a secretaria municipal de Saúde e HUM, a residência multiprofissional em saúde é a primeira de Maringá. A comissão que desenvolveu a proposta integra docentes dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Análises Clínicas, e profissionais do HUM e da secretaria de saúde das referidas áreas. O grupo vem trabalhando no projeto há um ano e meio.

Apresentada no conselho pela professora doutora Jussara S. L. Pupulim, docente do departamento de Enfermagem da UEM, a residência visa à capacitação de profissionais de saúde para atuar no atendimento de urgência e emergência em todos os níveis de atenção – básica, média e alta complexidade -, por meio da formação em serviço. “É importante que o profissional de saúde desenvolva o espírito de trabalho em equipe desde a formação”, diz Jussara.

Com a aprovação no conselho, o projeto tramita internamente na UEM para que seja implantado a fim de abrir a primeira turma no início de 2014. Serão oferecidas 12 vagas: quatro para enfermeiros, quatro para psicólogos, duas para farmacêuticos e duas para analistas clínicos. A residência tem duração de dois anos, com carga horária de 5.760 horas.

Relativamente novas no Brasil, as primeiras residências multiprofissionais em saúde foram criadas entre 2009 e 2010 e podem ser cursadas por profissionais de até 13 categorias da saúde e outras áreas afins, como terapia ocupacional e assistência social.