O professor do Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá (DQI/UEM), Armando Mateus Pomini, acaba de lançar o livro Química de Petróleo, pela Editora Interciência do Rio de Janeiro. A obra já está entre as mais vendidas na área de engenharia de petróleo nas livrarias virtuais.

O livro tem como objetivo apresentar algumas características específicas da aplicação de conceitos químicos na produção de petróleo, seja ao nível de construção de poços e dutos submarinos, quanto na seleção de produtos e processos químicos empregados durante a produção e transporte de hidrocarbonetos em sistemas marinhos. São abordados tópicos especialmente nas áreas de materiais metálicos e poliméricos, bem como conceitos na área de garantia de escoamento como formação de hidratos, parafinações, incrustações inorgânicas e acidificações de sistemas produtores de petróleo.

Pomini é doutor em química pela Unicamp e trabalhou três anos na Petrobras como funcionário concursado na área de engenharia submarina. Dá aulas na UEM desde 2011 e será responsável pela disciplina de química de petróleo na pós-graduação do DQI, no próximo semestre.   Serviço: A QUÍMICA NA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO – 2013 Armando Mateus Pomini Editora Interciência - RJ