Na tarde desta quinta-feira (16) foi a vez do secretário Estadual de Esporte, Evandro Roman, participar do I Simpósio das Instituições de Ensino Superior de Educação Física do Paraná, que está sendo realizado na UEM, até amanhã. Doutor em Educação Física pela Unicamp, Roman coordenou o curso de educação física da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel, antes de assumir a secretaria de Estado.

Roman disse que sempre sonhou trabalhar em parceria com as universidades, visto que é acadêmico e conhece o potencial das pesquisas desenvolvidas nas instituições públicas e particulares do Paraná. Durante visita ao reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filhos, o secretário informou que veio à Maringá para falar dos projetos, programas e serviços desenvolvidos pela Secretaria do Esporte do Paraná. Ele estava acompanhado da secretaria municipal de Esportes e Lazer de Maringá, Maria Iraclézia (foto acima).

Uma das iniciativas destacadas pelo secretário é o Projeto Genômica Esportiva, em parceria com a Capes - Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, que busca melhorar a estrutura de pessoal que desenvolve o esporte no Estado. A proposta visa à criação de um banco de dados biológico dos atletas paranaenses. Esse material será estudado geneticamente e, a partir disso, serão definidas as aptidões dos atletas e será oferecido treinamento específico de acordo as características de cada um. “É uma inovação de pesquisa genética desenvolvida nos países de primeiro mundo”, destacou Roman.

O secretário falou, ainda, dos programas Paraná Saudável, que tem como objetivo diminuir a obesidade, infantil principalmente, através da inserção de atividade física nas escolas e na vida cotidiana; e do TOP 2016 (Talento Olímpico Paranaense), que vem ao encontro do cenário que o país vive, já que o Brasil será sede de dois grandes eventos esportivos: a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

“Tudo que pudermos fazer para aprimorarmos o esporte no Estado nós faremos. Seja em conjunto, com políticas públicas, seja isoladamente com as instituições de ensino e pesquisa do Paraná”, completou.