Teve início, na tarde de ontem (15), o I Simpósio das Instituições de Ensino Superior de Educação Física do Paraná. Promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Rede Seti Esportes e UEM, o evento está debatendo o aproveitamento de pesquisas e da produção científica das Instituições de Ensino Superior do Paraná na área esportiva. A cerimônia de abertura, no auditório do PDE, contou com uma palestra, proferida pelo secretário estadual da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha.

Na programação do simpósio, que segue até o próximo dia 17, ainda estão previstas palestras e mesas-redondas, com a presença de diversas autoridades em esportes. O intuito é discutir estratégias para elaborar e executar em rede as políticas de ciência e tecnologia para o esporte, e incentivos para a participação dos movimentos esportivos contemporâneos para fortalecer o sistema estadual de esportes.

Fundada no início do ano passado, a Rede Seti Esportes agrega membros da Secretaria de Estado do Esporte e das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná, e visa executar atividades de formação profissional, extensão e pesquisa, além de facilitar a comunicação entre os parceiros e a promoção das ações que impulsionem a Educação Física e o Esporte no Paraná.

Durante a abertura, o coordenador do evento e professor do Departamento de Educação Física (DEF) da UEM, Décio Roberto Calegari, destacou que o simpósio irá gerar uma visão mais consistente dos estudos na área esportiva no Paraná, para que os mesmos sejam aplicados no cotidiano profissional e acadêmico dos participantes. O coordenador da rede Seti Esportes, Francisco Paulo Trautwein, afirmou que o evento também é uma oportunidade para discutir, dentro do ambiente acadêmico, as diversas mudanças pelas quais o Brasil está passando, em virtude da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

A vice-reitora da UEM, Neusa Altoé, destacou que o simpósio traz consigo uma grande bagagem de pesquisa e conhecimento na área esportiva. Falando como pedagoga, a professora também lembrou da importância do esporte como fator de inclusão e transformação social.

Em sua palestra, o secretário estadual da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, traçou um panorama de como está sendo feito o planejamento para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Segundo Cunha, o evento não é apenas um torneio de futebol, mas também uma grande oportunidade de negócios. O secretário ainda afirmou estar trabalhando baseado em três pilares: transparência, legado e integração.

Mais informações sobre o I Simpósio das Instituições de Ensino Superior de Educação Física do Paraná no site: http://www.def.uem.br/index.php?id=18&idn=96.