O reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho e a assessora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Evanilde Benedito, e o professor do Departamento de Direito, Alexandre Ribas de Paulo, da Câmara de Internacionalização da UEM, estão em Guarapuava, participando do III Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná – III SIIES-PR. A Unicentro sedia o evento nesta terça e quarta-feira (14 e 15). O SIIES-PR foi deflagrado com o apoio dos reitores e assessores de relações internacionais da UTFPR, UEM, UEL, Unicentro, UENP, UEPG, UFPR e PUC-PR em 2011. O objetivo do seminário é fomentar a internacionalização em nosso estado. O I SIIES foi realizado na UTFPR, em Curitiba. O II SIIES foi realizado em Maringá, na UEM, em 2012.

O evento ocorre nos câmpus de Guarapuava e de Irati, estarão presentes ao Seminário pesquisadores de diversos países, como Portugal, Paraguai, Espanha, Estados Unidos da América e Alemanha. O evento busca a aproximação dos dirigentes, pesquisadores e estudantes, criando um ambiente propício à reflexão sobre a educação internacional e as políticas favoráveis às mobilidades docente e discente, além de fortalecer as redes internacionais de pesquisa e cooperação.

Além dos representantes estrangeiros, a abertura do Siies-PR, que ocorreu na tarde desta terça (14), contou com a presença de inúmeras autoridades. Além do reitor da UEM e de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, estavam presentes: os vice-reitores das universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste), Carlos Alberto Piacenti, e do Norte do Paraná (Uenp), Rinaldo Bernardelli; e o vice-reitor da Universidade Nacional do Leste do Paraguai, Gerónimo Manuel Laviosa González, que esteve representando a Rede Zicosur.