Pela primeira vez nos 42 anos da instituição, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) graduou 3.622 novos profissionais em uma única cerimônia de colação de grau. O ineditismo da solenidade foi valorizado pelo professor doutor João Carlos Teatini, patrono de todas as turmas de Pedagogia, modalidade a distância, ofertado em série especial pela UEM. Em seu discurso, Teatini, diretor da Educação a Distância da Coordenação de Pessoal de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), ressaltou a importância da ação efetivamente republicana entre os distintos níveis de governo – federal, estadual e municipal – que possibilitou o resultado comemorado na noite de ontem, 25.

“Fomos provocados por vocês, alunos, para resolver um problema que se arrastava há anos”, lembrou o patrono aos 125 acadêmicos do polo de Faxinal, autoridades e convidados presentes à solenidade no campus sede da UEM e aos demais alunos que assistiam à cerimônia em tempo real via web conferência nos 20 polos de apoio presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Teatini, que é professor da Universidade de Brasília, também fez questão de valorizar a lição mais importante do processo acadêmico da modalidade a distância: a autonomia para aprender.

O paraninfo geral dos novos pedagogos, Flávio Arns, vice-governador do Paraná e secretário de Educação, saudou a vitória dos alunos e conquista de todos os envolvidos no trabalho de certificação acadêmica que demorou 10 anos para ser efetivado, fruto, segundo ele, do alto sentido de solidariedade, participação e envolvimento com os desafios do Paraná. “Muitos participaram dessa caminhada, pois não existe boa caminhada quando se caminha sozinho”. Por meio de um vídeo apresentado no início da colação de grau, o governador Beto Richa também saudou os formandos.

Arns reconheceu a participação decisiva do MEC, por meio da Capes, para o resultado positivo do trabalho, e agradeceu publicamente o diretor João Carlos Teatini. “Sem a Capes teria sido muito difícil”, afirmou. Aplaudido de pé, o paraninfo lembrou aos agora profissionais que o diploma da UEM é um atestado de credibilidade, força e respeito que permite atuação em todos os níveis de ensino (educação infantil, fundamental, médio e superior) e nas difeferentes modalidades (presencial e a distância). “Sejam felizes. A pedagogia vai ajudá-los a ser felizes”, finalizou.

Maria Luisa Furlan Costa, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB e diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM, iniciou seu discurso afirmando que o dia 25 de abril entrará definitiva e positivamente para a história da universidade. “A UEM finaliza, nesta noite, uma ação concreta que empreendeu com ousadia para democratizar e interiorizar vagas públicas para professores em efetivo exercício na rede pública, demonstrando compromisso com a formação inicial e continuada dos professores da educação básica.”

Entre a extensa lista de homenageados da noite, Maria Luisa destacou o apoio dos departamentos, órgãos e setores universitários indispensáveis ao êxito do processo como o Nead, a Pró-Reitoria de Ensino, a Diretoria de Assuntos Acadêmicos, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, o Departamento de Fundamentos da Educação, o Departamento de Teoria e Prática da Educação e o Cerimonial. O agradecimento da diretora do Nead foi extendeu-se aos funcionários e motoristas que estiveram nos polos representando a instituição na noite de colação de grau.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Leal, que se disse honrado e satisfeito por participar da solenidade, também fez referência à parceria republicana havida entre as três esferas administrativas e parabenizou os alunos pela conquista do direito ao diploma de conclusão do curso. “A UEM tem dado respostas maravilhosas ao povo do Paraná, não só aos maringaenses.”

Janice Galo, acadêmica do polo de Faxinal e oradora oficial dos formandos, fez um discurso emocionado. Ao relembrar a trajetória dos 35 mil alunos que não tiveram o diploma reconhecido e precisaram cursar novamente a graduação, a pedagoga rendeu homenagens a todos os que os apoiaram a luta iniciada no final da década de 2000.

“O ano de 2013 deve ser entendido como ano de finalização, de coroamento de uma luta insana que roubou de cada um de nós alguns momentos de nossa alegria mas que não foi capaz de matar a nossa esperança de vivermos um final feliz. Este momento é hoje. Vamos comemorá-lo com toda alegria possível. É por tudo isso, pela nossa história, que peço a todos vocês que se orgulhem da nossa conquista, da nossa profissão e orgulhem-se, também, da formação recebida”, disse.

O reitor Julio Santiago Prates Filho, reitor da UEM, encerrou a cerimônia agradecendo a dedicação de todos e a confiança depositada na instituição. Aos profissionais, o reitor dirigiu o convite para que continuem na UEM, agora em cursos de especialização, mestrado ou doutorado. Prates Filho convidou a vice-reitora Neusa Altoé para dizer as últimas palavras da noite. Neusa, aluna da primeira turma de Pedagogia da UEM, de 1973, mostrou-se especialmente emocionada. “Podemos transformar profundamente o Paraná. Os nossos alunos farão uma revolução.”

Os 125 alunos do polo de Faxinal receberam o diploma e o histórico escolar das mãos do coordenador do curso, professor doutor Jorge Cantos, e do coordenador adjunto,professor doutor Célio Juvenal Costa.