Cerca de 650 pessoas participam do 3º Simpósio Internacional de Educação e Sexualidade (Sies), que termina nesta sexta-feira (26). O evento foi aberto oficialmente na quarta (24), às 19h30, no Teatro Marista. A mesa de abertura contou com o diretor de Graduação, Eduardo Radovanovic, que representou a reitoria da UEM, além de outras autoridades da UEM e da Secretaria Estadual de Educação. O evento ainda teve apresentações de dança, com destaque para a coreografia de tango, que leva o nome de Frida. 

Maria Luísa Femenias, uma das principais filósofas feministas argentinas contemporâneas, abriu, em seguida, as discussões do Sies com a palestra Recorridos y Saberes del Feminismo en América Latina. O Simpósio conta com 67 pôsteres e 85 apresentações orais.

Outro convidado para os debates foi João Nery. Primeiro caso de transexualismo feminino a se ter notícia no Brasil. Dentro da programação do Sies, ele participou de uma mesa-redonda para discutir o tema Corpos Dissidentes: resistência aos controles da educação, na quinta feira (25), junto com a professora Eliane Maio, uma das coordenadoras do Sies, e Beto de Jesus, secretário para América Latina e Caribe da International Lesbian and Gay Assotiacion.

O Simpósio, que é realizado pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudisex).