Antônio Recco, Júlio Prates Filho e Anita Herbele assinam o convênio ao lado da vice-reitora Neusa Altoé

O resultado do trabalho de um pesquisador pode demorar longos anos até chegar ao mercado. A Universidade Estadual de Maringá planeja encurtar esse caminho por intermédio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). O trabalho tem sido feito no sentido de formalizar uma política institucional de inovação capaz de facilitar a identificação, a formalização, a proteção legal e a comercialização dos resultados das atividades inovadoras desenvolvidas no âmbito da UEM. A primeira ação concreta nesse sentido foi estabelecida, hoje (25/4), com a assinatura de um convênio entre a Universidade e a Recco Lingerie.

A empresa maringaense, fundada em 1976 por Antonio Fernandes Recco, manifestou o interesse em comercializar uma peça criada a partir de uma pesquisa de mestrado desenvolvida pela enfermeira Anita Batista dos Santos Heberle, técnica em enfermagem do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário.

Por uma questão de segredo industrial, os envolvidos não querem adiantar detalhes relativos ao produto. Mas o convênio estabelece que a Recco compromete-se a desenvolver um protótipo baseado no design criado pela pesquisadora. A partir desse protótipo a empresa terá condições de avaliar a viabilidade de mercado do produto que, se chegar às prateleiras, poderá render uma patente e royalties à UEM.

A ideia do produto nasceu, segundo Anita Herbele, logo depois que ela concluiu o mestrado em Tecnologia em Saúde, em 2011, pela PUC de Curitiba. Ela diz que a proposta está relacionada com sua pesquisa, aliada à experiência profissional de mais de 15 anos atuando no Banco de Leite Humano do HU.

Sobre o potencial do produto, Antonio Recco diz ele entra em uma linha que hoje responde por 9% de todo o faturamento da empresa. A expectativa é que, pelo caráter inovador, ele impulsione para cima essa margem.

Para o reitor Júlio Santiago Prates Filho este é “um momento ímpar para a universidade, que se sente feliz em poder colocar o conhecimento desenvolvido através da pesquisa em prol da comunidade em que está inserida”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani, espera que o convênio com a Recco Lingerie seja o primeiro de muitos outros firmados dentro de uma política de inovação da UEM voltada para a transferência de tecnologia de pesquisa para o setor produtivo. Ravagnani aposta no crescimento dessa demanda e no estabelecimento de uma política interna capaz de garantir a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do NIT.

A superintendente do Hospital Universitário, Magda Félix de Oliveira, declarou-se feliz que o primeiro convênio assinado pelo NIT tenha vindo por intermédio de uma servidora técnica. Ela lembrou que foi necessário vencer uma série de barreiras até obter a liberação para que Anita Herbele pudesse cursar o mestrado.

A assinatura do convênio também reuniu diretores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Hopital Universitário