Cerca de 600 pessoas se inscreveram para participar do 3º Simpósio Internacional de Educação e Sexualidade (Sies), evento que será aberto oficialmente nesta quarta-feira (24/4), às 19h30, no Teatro Marista. María Luísa Femenias, uma das principais filósofas feministas argentinas contemporâneas, abre as discussões do Sies com a palestra Recorridos y Saberes del Feminismo en América Latina.

Outro convidado para os debates é João Nery. Primeiro caso de transexualismo feminino a se ter notícia no Brasil, Nery já participou de diversos programas de televisão, concedeu inúmeras entrevistas em jornais e revistas de circulação nacional e escreveu um livro (Viagem Solitária) contando sua história. Dentro da programação do Sies, ele participará de uma mesa-redonda para discutir o tema Corpos Dissidentes: resistência aos controles da educação. O debate está programado para amanhã (25/4), às 20 horas, no auditório do Bloco I-12, no câmpus universitário.

Também participam dessa mesa, a professora Eliane Maio, uma das coordenadoras do Sies, e Beto de Jesus, secretário para América Latina e Caribe da International Lesbian and Gay Assotiacion.

O Simpósio, que é realizado pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudisex), continua até o dia 26 com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos em vários espaços dentro da UEM.

Os debates propostos se desdobram em várias áreas de investigação e intervenção, tendo como ponto em comum as bases teóricas que direcionaram as mudanças sobre a forma de pensar e falar a sexualidade, as questões de identidades de gênero e a diversidade sexual no espaço escolar. As discussões também irão apontar as dificuldades que as instituições educativas ainda apresentam ao trabalhar a temática da sexualidade, em todos os aspectos.

Para outras informações acesse o site do evento: www.sies.uem.br/.