Em uma solenidade, realizada via videoconferência, nesta sexta-feira (15), no setor de Imagenologia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), foi inaugurado o núcleo do HUM da Rede Universitária de Telemedicina (Rede Rute). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o titular da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da pasta, Mozart Sales, participaram em tempo real da solenidade, diretamente do núcleo de telemedicina do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), que também foi inaugurado na ocasião.

A cerimônia ainda homologou outros três núcleos: da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO/RJ); e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC – Centrinho), também da USP. Agora, a UEM, por meio do HUM, faz parte de uma rede de 73 núcleos em plena operação, localizados em hospitais universitários e de ensino de todo o Brasil. Os núcleos são dotados de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real e são conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho, operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que coordena o projeto.
A Rede Rute promove integração e conectividade, disseminando atividades de pesquisa e desenvolvimento das instituições participantes. A utilização de serviços avançados de rede promove o surgimento de novas aplicações e ferramentas que explorem mecanismos inovadores na educação em saúde, na colaboração a distância para pré-diagnóstico e na avaliação remota de dados de atendimento médico. Atualmente, a rede possui 50 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde, com 600 sessões por ano de vídeo e web conferências.

No HUM, a coordenação da Rede Rute ficará a cargo do doutor Paulo Roberto Donadio. Na solenidade de inauguração, o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, destacou o papel essencial que a rede terá na formação de profissionais de qualidade e no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A superintendente do HUM, Magda Lúcia Félix de Oliveira, reiterou a importância da nova tecnologia, não apenas para os procedimentos hospitalares, mas também na qualificação da educação básica. A vice-reitora da UEM, Neusa Altoé, também prestigiou a solenidade.

Em seu discurso, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que, por mais avançada que seja a tecnologia, o que ainda faz a diferença é a experiência concreta dos profissionais e as maneiras como eles se utilizam dessa tecnologia. Segundo Padilha, a Rede Rute já se mostrou útil e eficaz para a troca de experiências e discussão de casos e condutas, no caso do incêndio em Santa Maria (RS).