Após quase um ano na gestão do Centro de Excelência em Atendimento à Comunidade, a Universidade Estadual de Maringá anuncia a relação de cursos e exposições agendadas para 2013 que, em comum, têm ou a gratuidade ou o baixo custo. Na programação inclui, pintura em tela, inglês básico, desenho artístico, dança do ventre, cursos de instrumentos musicais, entre outros. Muitos ainda têm vagas.

Responsável pelo Centro, a professora Celene Tonella, Assessora da Reitoria da UEM em Relações Institucionais e Políticas Públicas, diz que o local é uma vitrine para a Universidade por sua localização central, de alta visibilidade e fácil acesso. Para quem não se lembra ele está situado na Avenida Itororó, próximo ao Teatro Marista (Bosque II), antigo prédio da Usina do Conhecimento.

Cláudia Mara dos Santos, Celene Tonella, Jacqueline Regiani e Laura Chaves. Ao fundo, paineis da exposição Terra e Vida

Para Celene Tonella, o Centro tem uma vocação natural para as práticas culturais, até pela própria localização, e a proposta para este ano é fortalecer essa vocação. “Em uma cidade como Maringá, que ainda é muito carente em opções culturais acessíveis à população, a Universidade cumpre um papel social importante ao abrir um novo espaço para disseminação de iniciativas culturais”, reforça. Segundo a professora, a área disponível, tanto interna como externa, abre possibilidade para a realização de diversos tipos de atividades. “Estamos abertos a propostas de grupos da UEM para cursos e exposições”, convida.

Clube do Livro

Outra novidade é a criação do Clube do Livro, aberto à participação de qualquer pessoa, sem burocracia. Para levar um livro para casa o único requisito é trazer um outro exemplar para a troca. Não há prazo, nem exigência de devolução. A proposta é mesmo a popularização da leitura. No acervo do Clube não há livro didático, só de literatura.

Com essas iniciativas, Celene Tonella diz que a expectativa é fazer do Centro um espaço cada vez mais frequentado e reconhecido pela população. Pode colaborar nesse sentido se as exposições e apresentações entrarem no calendário cultural do município, o que já está em negociação, segundo a professora.

O Centro de Excelência começou a funcionar em março do ano passado, fruto de uma parceira entre a UEM e a Secretaria de Estado de Relações com a Comunidade, através da assinatura de um termo de cooperação entre a secretaria e a Universidade. O prédio tem 480 m² de área construída.

Para consultar a programação de cursos e exposições acesse o link http://www.asc.uem.br/2013/cec.html. Acompanhe as novidades do Centro pelo facebook www.facebook.com/CECOMUNIDADE. Informações também pelo telefone 44 3011-5700.