Não houve registro de trotes violentos dentro do câmpus no primeiro dia do ano letivo de 2013 da UEM. Nas próximas semanas, a Universidade dará continuidade a uma extensa programação de recepção aos cerca de 3 mil calouros. Entre as atividades, preparadas pelos cursos, estão previstas palestras, confraternizações, visitas técnicas e diversas campanhas de doações.

Neste ano, a novidade é um concurso, que premiará com R$ 3 mil a melhor recepção solidária realizada por um curso. Promovido pela Diretoria de Ensino de Graduação, por meio da Pró-reitoria de Ensino (PEN) da UEM, o concurso tem como lema diversão, solidariedade, cidadania, respeito, diversidade e educação.

Os cursos participantes deverão desenvolver uma atividade conjunta entre os estudantes veteranos e os calouros, que se caracterize como uma recepção solidária, tanto em relação à comunidade interna e os câmpus regionais da UEM, como à comunidade externa e o meio-ambiente. Para participar, cada curso deverá desenvolver sua atividade de recepção ao longo das três primeiras semanas de aula, ou seja, até o dia 22 deste mês.

O julgamento será feito com base em registro documental das atividades, como textos e fotos. O registro deverá ser entregue até o dia 28 de fevereiro, na Diretoria de Ensino de Graduação, Bloco 111, sala 6, onde uma comissão interna da PEN fará a seleção das melhores atividades.

O diretor de Ensino de Graduação, Eduardo Radovanovic, lembra que não é necessária inscrição para participar, e que a premiação deverá ser utilizada em materiais ou despesas autorizadas em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração (PAD). Ainda vale ressaltar que os cursos que realizarem trotes violentos serão desclassificados do concurso.