Terminou, no último sábado (26), a série de cerimônias de colação de grau dos alunos formados em 2012 na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A instituição colocou, só neste ano, cerca de 2,3 mil profissionais no mercado de trabalho da região.

O fim das sessões solenes foi marcado por três dias de colação de grau dos formados no câmpus sede. Os câmpus regionais de Cidade Gaúcha, Umuarama, Goioerê e Cianorte também realizaram suas respectivas solenidades ao longo do mês de janeiro.

No último dia de cerimônias, 560 novos graduados receberam diplomas, dos cursos de Zootecnia, Agronomia, Química, Matemática, Física, Estatística, Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção. As solenidades foram realizadas na arena coberta do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

A cerimônia teve como juramentista a aluna Mariana Fátima Zanon Ferreira, do curso de Zootecnia. A oradora geral foi a aluna do curso de Engenharia Civil, Caroline de Lima Zanon, que, em seu discurso, incentivou os neograduados a nunca pararem de sonhar.

A homenageada da noite foi a pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Regina Rossi. Nomeada paraninfa geral, a professora destacou a importante missão de um paraninfo junto aos alunos: dar a eles última lição como estudantes e o primeiro conselho como profissionais. A pró-reitora destacou quatro virtudes: a prática do amor, do bem, da tolerância e da justiça.

O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, também discursou, aconselhando os neograduados que saber usar o conhecimento adquirido é ainda mais importante que deter esse conhecimento. O reitor ainda convidou os formados a seguirem na UEM, nos cursos de pós-graduação e formação continuada.

Essa foi a 56ª colação de grau conjunta realizada pela UEM. Ao todo, a instituição já graduou 54.295 profissionais.