A Editora da UEM (Eduem) lançou o livro Microirrigação – Gotejamento e Microaspersão, considerado inédito no assunto. A obra, que está sendo distribuída em diversas bibliotecas e institutos de pesquisa pelo Brasil, foi feita em parceria entre os professores do Departamento de Agronomia (DAG) da UEM, Paulo Sérgio Lourenço de Freitas e Roberto Rezende, e os professores José Antonio Frizzone (Esalq - USP) e Manoel Alves de Faria (Universidade Federal de Lavras).

A publicação é fruto da experiência adquirida pelos seus autores no ensino e na prática acadêmica e profissional da técnica da irrigação, e já está ganhando repercussão internacional. É destinada não apenas aos estudantes que iniciam no aprendizado dos sistemas de microirrigação, mas a todos os profissionais que desejam ou precisam adquirir conhecimentos sobre a técnica da microirrigação, tanto no que se refere ao planejamento de sistemas assim como na elaboração de projetos e até mesmo na montagem de sistemas no campo.