O Instituto de Línguas da UEM realizou a formatura de 52 alunos do curso de inglês, na sexta-feira, dia 30 de novembro. Três deles receberam o Prêmio Eliana Maria Martins Moreira, todos com nota 9,7: Gustavo Callefi Hirata, Hugo Falzirolli e Leonardo Gonçalves. Durante a cerimônia houve a apresentação cultural da cantora lírica Andressa Vidigal e do pianista Rafael Grosse.

A chefe do ILG, Jussara Olivo Rosa Perin, destacou, em sua fala, que os formandos que estavam à frente, pois já eram detentores de certa proficiência na língua inglesa, “o que os torna habilitados para ingresso imediato no mercado de trabalho, ou em cursos preparatórios para exames internacionais, que podem abrir as portas de instituições estrangeiras, onde um mundo de oportunidades os espera. Mas lembramos que em um mundo competitivo como este em que vivemos, saber uma língua estrangeira somente pode não ser mais suficiente... por isso lembramos que oferecemos cursos nos idiomas alemão, espanhol, francês e italiano... basta querer voltar, estaremos de braços abertos”.

O ILG também oferece vagas para cursos preparatórios para diversos exames de proficiência conforme demanda e para mobilidade acadêmica. “Estruturalmente e tecnologicamente temos nos capacitado, com a aquisição de TVs interativas para nossas salas de aula, assim como um novo laboratório de línguas totalmente computadorizado, o que possibilitará nos tornarmos um centro aplicador de exames internacionais de proficiência lingüística”, ressalta Perin, que aproveitou para agradecer a doação de jogos que serão utilizados no ensino da língua inglesa no ILG feita pelos formandos da professora Elenir Voi Xavier.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Gilberto Catunda Sales, disse que o que mais impacta em qualquer ato que se faz na vida é o crescimento e o desenvolvimento. Segundo ele, a partir daquele momento os formados estavam anexando ao crescimento pessoal e como estudante uma arma eficaz na competitividade do mundo globalizado, que é a formação em outra língua, uma exigência do mercado atual. Ainda de acordo com o pró-reitor, os formados, ao chegar à Universidade, irão encontrar a facilidade da mobilidade estudantil pelo fato de saber uma língua estrangeira.