No último domingo (2), foi realizada a primeira edição da Volta Rústica da UEM (caminhada e corrida; cross-country). A prova contou com mais de 100 participantes, de 6 a 71 anos, em diferentes categorias.

A Volta Rústica da UEM teve o objetivo de incentivar a prática desportiva e, em sua primeira edição, também celebrou o encerramento do ano letivo 2012 da UEM. A largada foi às 8h30, na área da quadra da Associação Norte Paranaense de Áudio-Comunicação Infantil (Anpacin), Bloco J-13.

59% dos participantes foram da comunidade externa (Maringá e região: Mandaguari, Ourizona, Nova Esperança, Paranavaí, Astorga, Mandaguaçu, Iguatemi e Sarandi) e 41% da comunidade da UEM. Foi possível adequar a distância percorrida conforme o condicionamento físico.

O evento também marcou o lançamento do Projeto Domingo no Câmpus, pela Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (ADUEM), na data de comemoração dos seus 34 anos. O projeto objetiva apresentar o câmpus sede da UEM como mais uma opção de lazer e prática de esportes em Maringá aos domingos.

A I Volta Rústica da UEM foi promovida pela Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) da UEM, em parceria com a ADUEM e a AFUEM e contou com o apoio da Sanepar, Caixa Econômica Federal, Unimed e do Grupamento de Bombeiros de Maringá. Em nota, a comissão organizadora agradeceu a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização do evento.