Para marcar os 35 anos de existência do curso de Agronomia, foi realizada uma solenidade nesta sexta-feira, dia 30, com a presença de autoridades, professores, alunos, servidores técnicos e convidados. Durante a ocasião, o reitor Júlio Santiago Prates Filho e o ex-presidente da Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, Mauro Rosseto, plantaram uma muda de peroba rosa (Aspidosperma Polyneuron Mueller Argoviensis).

Em seu discurso, o chefe do Departamento de Agronomia, Altair Bertonha, comentou, que nesses 35 anos, conseguiram consolidar não só o curso de graduação, mas quatro de pós-graduação (dois de mestrado e dois de doutorado) e vários de especialização. Disse que, trabalhando como um corpo unido, o DaG a atua no ensino, pesquisa e extensão e é um dos principais captadores de recursos da UEM por meio da pesquisa e da extensão. Informou que os recursos captados dão suporte em essência para a graduação e são usados para aquisição de equipamentos, estrutura de pessoal, treinamento de agricultores e comunidade em geral. Destacou que o curso é vanguarda na Universidade e é bem conceituado, assim como os de pós-graduação. Todos considerados de excelência. Comunicou ainda que será o primeiro da UEM a passar pelo processo de acreditação no Arc-Sul.

O diretor do Centro de Ciências Agrárias, Júlio Damasceno, fez uma analogia entre a árvore o curso: assim como a árvore precisa de raiz, o curso também necessita e, nesse caso, é a UEM. O caule é representado pelo corpo do DAG e os frutos são o que é gerado por ele. O coordenador do curso de Agronomia, Telmo Antonio Tonin, lembrou que o primeiro curso de Agronomia do Brasil foi criado em 1875, em Cruz das Almas, na Bahia, e a profissão foi reconhecida somente em 1933. Nesse sentido, o curso da UEM é recente. Enquanto no País, já está sendo formada a quinta geração de engenheiros agrônomos, na UEM, no ano passado, começou a ser formada a segunda geração. A UEM já graduou 1.784 engenheiros agrônomos.

O reitor elogiou o curso e informou sobre os resultados de negociações com o governo. Disse que o Estado autorizou a contratação de mais funcionários e destinará recursos para construções, nos quais, estão embutidos valores para climatização do Bloco J-35 (de laboratórios). Prates Filho destacou ainda que o curso tem avançado e tem novos projetos em andamento e que eleva o nome da UEM pela sua qualidade, compartilhada também pelos programas de pós-graduação do Departamento.