O Vestibular de Verão 2012 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que será realizado de 9 a 11 de dezembro, está entrando na reta final de preparação. Nesta quinta-feira, dia 29, a Comissão Central do Vestibular Unificado divulga os nomes dos fiscais selecionados em primeira convocação, que passam por reuniões nos dias 3 e 4 de dezembro, no Restaurante Universitário. Os fiscais com experiência devem comparecer ao local no dia 3: às 9 horas, os masculinos e, às 15 horas, os femininos. No dia 4, será a vez dos fiscais sem experiência: de manhã, os masculinos e, à tarde, os femininos. A divulgação da segunda convocação será no dia 5. E a reunião desses fiscais será no dia 6, às 8h30, no Anfiteatro Ney Marques. Em outras cidades, a reunião está marcada para 8 de dezembro, às 14 horas. A lista pode ser vista pelo site www.vestibular.uem.br.

Este concurso tem 16.903 inscritos, pouco mais que o concurso do ano passado, que teve 16.634 candidatos. Cotistas somam 3.353 candidatos. O curso mais concorrido, como de costume, é o de Medicina, com 156,8 candidatos por vaga (101,3 cotistas) — aumento de quase 14% em relação ao ano passado (137,6). A disputa é por 1.536 vagas em cerca de 60 cursos nos câmpus de Maringá (PR), Cianorte, Umuarama, Cidade Gaúcha, Goioerê e Ivaiporã.  Há reserva de 20% de lugares para cotistas (estudantes de escolas públicas e que têm renda familiar per capita de até um salário e meio). O segundo curso mais concorrido é Arquitetura e Urbanismo, com 64,5 concorrentes por vaga. Engenharia Civil (38,6), Direito noturno (37,3) e Engenharia Mecânica (35,8) vêm em seguida. A concorrência completa está no endereço http://www.cvu.uem.br/concorrencia.html.

Para atender as últimas pendências dos candidatos, a CVU realiza o plantão de véspera, no dia 8, das 8 às 18 horas, no Bloco 28, no câmpus universitário. Também nesse sábado, serão feitas a etiquetagem e a preparação das salas. O resultado das provas será publicado no site www.vestibular.uem.br, no dia 4 de janeiro, a partir das 10 horas. A matrícula dos candidatos aprovados no limite das vagas no Vestibular de Inverno/2012 e no Vestibular de Verão/2012 será realizada de 5 a 7 de janeiro de 2013, exclusivamente pela internet, em www.daa.uem.br. O início das aulas será em fevereiro de 2013.