Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 23, foi realizada a formatura de alunos de três turmas do curso de capacitação do Programa Bom Negócio Paraná, desenvolvido em Maringá, Sarandi e Paranavaí. Durante a solenidade, o coordenador do projeto na UEM, Marcelo Farid, destacou a importância de levar o conhecimento que a universidade produz para a sociedade. Ressaltou que o objetivo da capacitação é aumentar a competitividade dos micro e pequenos empresários, repassando técnicas de gerência, de organização, de produção, de planejamento e técnicas financeiras. Além do curso, os alunos tiveram acesso à consultoria prestada pelos técnicos do projeto. Para ele, este foi apenas o primeiro processo, que deve ser expandido e se adequar às novidades que vão surgindo. O fato de a Incubadora Tecnológica de Maringá participar do programa facilita a aproximação dos participantes do curso com a inovação e com as empresas incubadas. Nesse sentido, já houve o primeiro resultado. A empresa Echotech disponibilizou espaço em seu site para que os empresários possam divulgar gratuitamente até 20 de seus produtos na vitrine virtual (www.redevitrine.com).  

O coordenador do Programa Universidade Sem Fronteira, Mario Antonello, comentou que o governo está muito contente com os resultados apresentados pelo Bom Negócio e quer ampliá-lo e levá-lo para o interior do Estado. Salientou que isso está sendo possível graças às universidades. Disse que o programa pretende tornar as micro e pequenas empresas mais sustentáveis para que gerem mais empregos, riquezas e renda. Antonello ressaltou que essa é uma oportunidade única para que os empresários tenham acesso ao conhecimento gerado na universidade. O coordenador da Fomento Paraná, Valério de Assis Souza e Silva, explicou que a financeira dispõe de recursos para esses empreendedores a juros mais baixos. Informou que fez parceria com a Acim para atender os interessados em sua sede. O deputado estadual Wilson Quinteiro ressaltou que o programa é muito importante e que acredita nele para chegar aos pequenos empresários, disponibilizando conhecimento e possibilitando recursos para que cresçam.  

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sarandi, José Pedro Marçal, comentou sobre sua satisfação com os resultados do curso, informando que muitos outros estão interessados nele. Disse que a capacitação ajuda a promover a estruturação do município e fornece condições aos empresários de tomar decisões mais embasadas. Marçal aproveitou para manifestar apoio de Sarandi ao programa, que ajuda a desenvolver o município. Karina Keiko Uchida, representando os instrutores do curso, repassou informações de como a capacitação foi desenvolvida, sobre o envolvimento dos empresários e sobre as discussões realizadas durante o curso. Tânia Périco, representando os formandos, afirmou que o curso foi muito bom e que já está aplicando e implementando o que aprendeu em seu negócio.  

O Programa Bom Negócio Paraná, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Incubadora Tecnológica de Maringá e a UEM, é um programa elaborado para promover o desenvolvimento econômico local, aprimorando os conhecimentos dos empresários em diversos aspectos da gestão empresarial. O objetivo é promover o crescimento das empresas e reduzir os índices de mortalidade, principalmente das micro e pequenas empresas, além de aumentar o papel social das universidades junto à comunidade.  

O curso foi oferecido pelo núcleo coordenado pela UEM, que além do treinamento, disponibiliza consultoria aos empresários. A segunda turma já está em andamento em Maringá e Sarandi e deve finalizar em fevereiro do próximo ano. O núcleo está sediado na Incubadora Tecnológica no antigo prédio do IBC, Avenida Centenário, 116, fone 3029-9161. O coordenador do projeto é o professor Marcelo Farid e a coordenadora pedagógica, a professora Neuza Corte de Oliveira.