Com base no desempenho dos estudantes na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o MEC (Ministério da Educação) divulgou, ontem (22/11), a média geral das escolas públicas e particulares. O Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da UEM obteve a maior pontuação entre as escolas públicas de Maringá, alcançando 574,35 pontos, com a participação de 68,5% dos alunos do terceiro ano do ensino médio.

Nesta edição do Enem, a nota de cada instituição foi calculada pela média entre o total de estudantes que fizeram a prova e os pontos que eles obtiveram no processo seletivo. No ranking divulgado pelo MEC estão apenas as escolas em que pelo menos 50% dos alunos fizeram o Enem.

A diretora do CAP, Maria Augusta Padilha, aprovou o novo modelo que, segundo ela, evita artifícios para alcançar melhores notas. “Evita, por exemplo, que determinado colégio inscreva somente os melhores alunos”, diz a diretora, lembrando que o exame não é obrigatório.

Sobre o desempenho do CAP, Maria Augusta, acredita que ele é fruto de uma política de valorização do ensino. “A adoção de pequenas medidas tem garantido bons resultados”, diz ela. Evitar que haja aula vaga ou atrasos na entrada em sala, abrir espaço para recuperação de alunos, oferecer cursos de capacitação para o corpo docente, são algumas dessas medidas que, de acordo com a diretora do CAP, tem gerado um salto qualitativo no colégio. “Abrindo a escola para ensinar o aluno aprende”, diz ela.

Maria Augusta relembra que o CAP também obteve bom desempenho na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), quando o colégio ficou entre as dez melhores instituições de ensino público do Paraná e em primeiro lugar entre as escolas do município.