Foi aberto, nesta segunda-feira (19), no auditório da Fadec (Bloco 36), o segundo Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) Júnior, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e Diretoria de Pesquisa da UEM. No Encontro, que segue até terça-feira (20), serão apresentados os resultados das pesquisas desenvolvidas por alunos participantes de dois programas: o IC Júnior e o Pibic - Ensino Médio. O primeiro, financiado pela Fundação Araucária, é voltado para alunos do ensino médio das escolas públicas, que participam de projetos de pesquisa na UEM por 12 meses, sob orientação de docentes da Universidade. O Pibic é fruto de uma parceria da Universidade, com o Colégio de Aplicação pedagógica (CAP) e o CNPq.

A diretora de Pesquisa da UEM, Valéria Domingos Cavalcanti, iniciou a solenidade de abertura, destacando a importância do evento para o desenvolvimento dos alunos. A diretora auxiliar do CAP, Alaíde Paulino Sobrinho, falou que a Iniciação Científica ainda na escola garante aos alunos uma importante experiência universitária. A diretora do Colégio, Augusta Padilha, lembrou que o Encontro aproxima ainda mais a Universidade da comunidade, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani, ainda ressaltou os esforços para que esta aproximação também consiga atingir cada vez mais pessoas preocupadas em produzir conhecimento. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, destacou que, no evento, também podem ser conhecidos novos talentos, que ajudarão a desenvolver a ciência e a inovação.

As áreas de trabalho das pesquisas desenvolvidas e apresentadas no evento são: Matemática, Matemática e Ensino Aprendizagem, Ciências, Educação Física, História, Educação, Música, Estatística, Agronomia, Zootecnia, Anatomia Vegetal, Bioquímica, Botânica, Morfologia e Parasitologia. A programação completa do segundo Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior pode ser acessada neste link.