As provas do Processo de Avaliação Seriada da UEM (PAS), realizadas neste domingo, dia 18, transcorreram em clima de normalidade e registraram baixo índice de desistência: dos 24.754 inscritos, faltaram 1.256, correspondentes a 5,1% do total. O índice do ano passado foi de 5%. Para o presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado da Instituição (CVU), Emerson Arnaul de Toledo, o número dos ausentes é considerado baixo e é menor que o registrado nos vestibulares. O clima das provas também foi tranquilo e tudo transcorreu conforme o planejado, comemora Toledo. Nesta segunda-feira, dia 19, às 10 horas, a CVU coloca as provas e os gabaritos no site www.pas.uem.br.

O PAS é o sistema adotado pela UEM para selecionar parte de seus futuros acadêmicos de graduação, que reserva 20% das vagas de cada curso de graduação para essa modalidade de ingresso. Porém, a estimativa é que, neste concurso, pelo menos 70 vagas não serão preenchidas, tendo como base o número de cursos cuja quantidade de inscritos é inferior ao número de vagas ofertadas. Uma justificativa possível é que o sistema ainda é recente como modalidade de ingresso na UEM. Ele foi implantado em 2009, sendo que neste ano a Universidade recebeu os primeiros calouros aprovados por meio do PAS. As vagas não preenchidas são automaticamente remanejadas para o vestibular tradicional.

O PAS é destinado aos estudantes matriculados regularmente no ensino médio, abrangendo todas as séries. Ao final de cada uma delas, o aluno presta exames e a pontuação obtida nas provas é cumulativa às demais avaliações das séries subsequentes. A opção pelo curso pretendido só é feita no ato da inscrição para a realização da prova referente à última série do ensino médio, ou seja, a Etapa 3, que neste concurso representaram 16,6% entre o total de inscritos. A maioria dos candidatos (54,2%) estão inscritos na Etapa 1. Os cursos mais concorridos foram Medicina, com a relação de 39,3 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (25,4 candidatos/vaga); e Odontologia (18,8 candidatos/vaga).

Segundo dados do questionário socioeducacional, 21,3% dos candidatos moram em Maringá, 36,4% em outras cidades do Noroeste do Paraná e 20,6 nas demais regiões do estado. O percentual de candidatos de São Paulo é 16,3%, estado com maior número de inscritos depois do Paraná. A quase totalidade dos inscritos cursa o ensino médio no período matutino (92,3%) e a maioria (54,8%) frequenta o curso em escolas particulares.

O resultado do PAS 2012 será divulgado no dia 4 de janeiro de 2013, às 14 horas, pelo site www.pas.uem.br. Os aprovados da terceira etapa deverão efetuar a matrícula de 5 a 7 de janeiro. Outras informações pelo fone (44) 3011-4450.