A Universidade Estadual de Maringá aderiu ao Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), que faz parte do projeto Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O projeto se insere na política industrial do governo federal, por meio do Plano Brasil Maior. No Paraná, o Peiex foi abraçado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Fundação Araucária. O projeto tem como objetivo incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial, por meio da solução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos. O Estado conta com três núcleos operacionais do Peiex: Maringá, Londrina e Curitiba. Em três anos de atuação, foram atendidas cerca de 1,8 mil indústrias de diversos setores, contribuindo com o desenvolvimento econômico e com a geração de empregos para os paranaenses.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho fez o primeiro contato para a parceria com o projeto, juntamente com o coordenador do Núcleo Operacional de Maringá, Nivaldo José Forastieri, na Fundação Araucária, em Curitiba. A partir daí, nomeou o professor Marcelo Farid, do Departamento de Economia, para prosseguir com o processo na Incubadora Tecnológica de Maringá, da qual, é coordenador do Grupo de Apoio Estratégico. A intenção é permitir que, por meio de parcerias, as empresas incubadas recebam do Peiex consultorias e desenvolvimento de estratégias de atuação em diferentes áreas funcionais das empresas para que haja melhorais em seus produtos e processos de gestão. O projeto fornece ainda um diagnóstico gratuito das empresas com o objetivo de apresentar soluções a fim de impactar sobre seu desempenho competitivo.

A primeira reunião na Incubadora de Maringá foi realizada nesta segunda-feira, dia 12, com a presença da monitora extensionista da Peiex, Andréa Marques Lima. A monitora explicou a metodologia de trabalho. Segundo Farid, o Peiex também sinaliza aos agentes econômicos o esforço de médio e longo prazos que se deve empreender para operar mudanças no padrão de competitividade da região atendida, fundamental no trabalho de gestão. Explica que, para participar do projeto, as empresas incubadas devem solicitar ao Grupo de Apoio Empresarial da Incubadora a ficha de inscrição. Para ele, o resultado final do Peiex consiste em levar os benefícios da inovação para toda a sociedade. Outras informações sobre o projeto no Paraná podem ser vistas no site www.peiexparana.com.br.