A professora Maria Luisa Furlan Costa, do Departamento de Fundamentos da Educação e diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), assumiu, na última quinta-feira (08), a presidência do Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).  O fórum tem caráter consultivo e atua próxima à Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED/Capes).

Atualmente o sistema é integrado por 103 instituições públicas, sendo 56 universidades federais, 30 universidades estaduais e 17 institutos federais. Participam do fórum o coordenador UAB e seu adjunto, o que significa que o mesmo conta com a participação de 206 membros.

A chapa que assumiu a presidência tem um presidente e dois vice-presidentes, com representatividades de instituições de cada segmento. A professora Maria Luisa foi eleita presidente representando as universidades estaduais. A professora Denise Martins de Abreu e Lima (UFscar) foi eleita vice-presente representando as universidades federais. Já a professora Ilane Ferreira Cavalcanti (IFRN) foi eleita vice-presidente pelos institutos federais.

A eleição ocorreu durante o 6o Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema UAB, em Brasília, nos dias 7 e 8 de novembro, encerrado com a participação do presidente da Capes, professor Jorge de Almeida Guimarães e do diretor de Educação a Distância da Capes, professor  João Carlos Teatini de Souza Clímaco.