A professora Geane Alzamora (à direita), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abriu, nesta segunda feira (5), a II Multicom – a Semana Acadêmica do curso de Comunicação e Multimeios, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Alzamora discutiu o conceito de mídia, durante a conferência Convergência e Novas Mídias, mediada pela coordenadora do evento, a professora Zuleika Bueno (ao fundo).

Até sexta-feira (9), a UEM vai receber convidados e promover diversas atividades que contemplam discussões sobre o tema Formas Estabelecidas e Práticas Emergentes da Comunicação. Na conferência de abertura, Alzamora propôs uma discussão sobre a transmidialidade, enfocando o fenômeno de um produto novo de entretenimento, os mobisódios: audiovisuais de 30 segundos a 5 minutos que estão ligados a um determinado programa, mas que migram para ambientes móveis com características e linguagem próprias aos novos dispositivos. Ela citou como exemplo, alguns produtos do seriado Lost, que foram produzidos especificamente para “rodar” em celulares.

“Esses produtos são fruto de novos modelos de negócios que têm que lidar com conteúdo que não são mais apenas transmitidos, mas disponibilizados e compartilhados”, acrescentou a professora mineira.

Amanhã (6), às 13h30, será realizada a mesa redonda Publicidade e Convergência das Mídias, com as professoras Clotilde Perez (USP) e Iris Tomita (Unicentro). Quarta (7), mais uma mesa redonda, desta vez com o tema A produção Audiovisual Contemporânea, reúne os professores Laura Loguércio Cánepa (Universidade Anhembi Morumbi) e Tiago Lenartovicz (Mestrando em Letras - UEM).

Quinta-feira (8), às 13h30, é dia de discutir Comunicação e Pesquisa de Mercado, com o professor Francisco Giovanni Vieira (UEM). Na sexta, no mesmo horário, está programada a conferência de encerramento Cinema, Livros e Televisão no Brasil, que será ministrada pela professora Sandra Reimão (USP).

A programação ainda conta com três mini-cursos – Criação sonora, Rádio e Televisão, que estão sendo oferecidos pela manhã, para os alunos de Multimeios da UEM. Há também uma Mostra de Fotográfica dos acadêmicos. Toda a programação está sendo realizada no Auditório do Bloco I-12.