A UEM entra na campanha mundial pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato do câncer de mama, o Outubro Rosa. As fachadas do Hospital Universitário e do Hemocentro ganharão luz cor de rosa. No Dia do Servidor, 28 de outubro, eles receberão laços no formato de infinito, uma lembrança de que o cuidado não deve parar nunca. Se diagnosticado cedo, a chance de cura da doença, sob tratamento adequado, é de 95%. O exame está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

No Paraná, haverá atividades de conscientização nas 22 Regionais de Saúde do Estado, com apoio dos municípios e de 50 entidades apoiadoras da campanha. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o Estado registre neste ano 3.110 casos novos de câncer de mama. Somente em 2010, 759 pessoas morreram no Estado em decorrência da doença no Estado. Em 2011, foram 799 mortes.
O governo  estadual pretende implantar, no ano que vem, uma central de laudos e criar nas quatro cidades-sedes das macrorregionais (Cascavel, Londrina, Maringá e Curitiba) unidades de mama, que vão uniformizar o padrão de qualidade no atendimento aos pacientes.