Neste mês, a UEM passou a contar com um novo item em seu patrimônio cultural: uma escultura de cerca de dois metros, talhada a mão em um tronco de eucalipto pelo artista plástico e aluno do quarto ano de História, Marcelo Monteiro. Intitulada (“...”), a obra está situada em frente ao bloco 4 do câmpus sede e é resultado de quatro meses de trabalho.

A escultura é a terceira a ser concluída de uma série de quatro, que integram o projeto de extensão Arte e Meio-Ambiente, coordenado pela agente universitária Márcia Capelete (DAU). Segundo Monteiro, a nova escultura é uma referência às origens dos movimentos sociais dentro da UEM, e foi orientada pela professora Maria Dalva (DMD), com apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, Sociedade Eticamente Responsável (SER) e Uningá.

A primeira das obras, chamada A Leitora, fica em frente ao bloco da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH). A segunda, intitulada O Imigrante, está próxima ao bloco 28, da Comissão de Vestibular Unificado (CVU). Ambas foram inauguradas em 2010. Segundo Monteiro, a quarta e última obra deverá ficar pronta no começo do ano que vem, e será um trabalho baseado em forma, volume, espaço e movimento, sobre a poética do símbolo da UEM.