Com uma cerimônia de homologação, realizada nesta sexta-feira (19), via vídeoconferência, no setor de Imagenologia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), a UEM, por meio do HUM, foi aderida à Rede Universitária de Telemedicina (Rede Rute). A Rede é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

No HUM, a Rede Rute complementará o projeto Telessaúde Paraná, que tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, capacitando e integrando os trabalhadores e profissionais de saúde por meio do uso de tecnologias e infra-estrutura de informática e telecomunicação que promovam a Teleassistência/Segunda Opinião Formativa, Telediagnóstico e a Tele-educação. A implantação do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da UEM visa garantir um espaço para a formação, qualificação, articulação com a atenção básica e especializada e a construção de ferramentas para a otimização do cuidado da saúde da população.

A Rede Rute provê a infra-estrutura de serviços de comunicação, assim como parte dos equipamentos de informática e comunicação para os grupos de pesquisa, promovendo integração e conectividade e disseminando atividades de P&D das instituições participantes. A utilização de serviços avançados de rede deverá promover o surgimento de novas aplicações e ferramentas que explorem mecanismos inovadores na educação em saúde, na colaboração a distância para pré-diagnóstico e na avaliação remota de dados de atendimento médico.

A motivação para a adesão da UEM à Rede Rute está vinculada à certeza de que, com a integração da UEM e do HUM à Rede, as aplicações de fundamentos de Telemedicina e Telessaúde e sua operacionalização na Instituição cumprirão as vocações do HUM e do complexo da saúde, como Hospital Ensino; referência hospitalar nas áreas de atenção à urgência e emergência e nas especialidades básicas; forte investimento em educação continuada e permanente e nos dispositivos de humanização da assistência e a integração com outras instituições regionais e estaduais, nas áreas assistenciais, de pesquisa e ensino. Mais informações sobre a Rede Rute no site http://rute.rnp.br/.