A XXI Semana de Geografia da Universidade Estadual de Maringá tem como tema central A Geotecnologia e suas Aplicações aos Estudos do Meio Ambiente e está sendo realizada de 16 a 19 deste mês, na UEM. Durante a solenidade de abertura, o coordenador do evento, Lucas César Frediani Sant’Ana, elogiou a semana e disse que ela é importante tanto em nível estadual como nacional. Disse que o espaço aberto é importante para debate e reflexão sobre o meio ambiente e a ciência geográfica. A engenheira Keila Vezi, inspetora do CREAPR, também elogiou o evento e comentou que poucos geógrafos estão inscritos no conselho. Nesse sentido, lançou um desafio aos professores para estimulassem os alunos a ingressarem no CREA Júnior.

A diretora da Associação dos Geógrafos do Brasil, Sueli de Castro Gomes, destacou a importância do evento e do geógrafo no ensino. Lembrou que Maringá já teve uma regional da AGB e encorajou os participantes a reativá-la e também a formar uma aliança com o CREA. A chefe do Departamento de Geografia, Deise Regina Elias Queiroz, comentou que a cartografia não é a área que atrai muitas pessoas, mas que os alunos deveriam estudá-la com interesse pois representa um diferencial para os profissionais nos programas ambientais. Nesta terça-feira, também foi prestada uma homenagem a dois professores e a um aluno falecidos recentemente: Leonor Marcon, Aviz Ab’Saber e Zingra.   Está sendo realizado também o II Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos Aplicados à Cartografia. A palestra de abertura A Geotecnologia e suas Aplicações ao Estudo do Meio Ambiente foi proferida por Teresa Gallotti Florenzano, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Os eixos temáticos explorados são Cartografia e Aplicação de Novas Tecnologias Sustentáveis; Bacias Hidrográficas, Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos; Biodiversidade e Unidades de Conservação; Dilemas da Sustentabilidade Urbana; Direito Ambiental, Políticas Públicas e Sociedade; Educação em Geografia; Expansão e Produção Rural X Sustentabilidade;  Mudanças Climáticas; Patrimônio Histórico, Turismo e o Desenvolvimento Local; Populações Nativas e Manifestações Culturais; Relações de Trabalho, Produção e Ambiente; e Saúde, Saneamento e Meio Ambiente.
A programação completa e outras informações podem ser vistas no site www.eventos.uem.br/index.php/semgeo/semanadegeografia2012.