O professor Tadeu Inoue, do Curso de Agronomia da UEM, recebeu o Top Ciência da Basf. Ele foi escolhido entre mais de trezentos trabalhos inscritos. A premiação é uma viagem a Israel e Alemanha. Na ocasião, outro projeto da UEM, do professor Rubem de Oliveira Júnior, também do Curso de Agronomia, foi selecionado para um possível desenvolvimento de patente pela empresa.

O prêmio é oferecido pela BASF. A entrega foi realizada num evento promovido durante os dias 3, 4 e 5 deste mês, em Campinas-SP, que contou com a presença do Reitor Júlio Santiago Prates Filho. A iniciativa reúne profissionais e institutos de ensino e pesquisa da América Latina, com interesse no desenvolvimento de pesquisa científica para a agricultura, objetivando aumentar os níveis de proteção, segurança, produtividade, qualidade e rentabilidade das lavouras, com o uso de tecnologia da BASF.

Depois do evento, os diretores da BASF e o reitor da UEM, acompanhado do Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Gilberto Catunda Sales e dos professores João Vida e Rúbem de Oliveira Júnior, assistiram a uma apresentação sobre a UEM e o potencial da região noroeste do Paraná, feita pelo professor da UEM José Usan Filho, coordenador do projeto Minor crops, desenvolvido pela Universidade, que envolve hortaliças e outras culturas. Ao término da apresentação, a Universidade foi convidada a firmar um convênio de cooperação técnica com a BASF, para o desenvolvimento de três projetos coordenados pelos professores José Gilberto Sales, João Batista Vida, Rúbem Silvério de Oliveira Júnior, do Departamento de Agronomia, e Emy Luiza Iwamoto, do Departamento de Bioquímica.

Ao firmar o convênio de cooperação técnica, a UEM vai se torna a primeira Universidade Latina Americana a fazer este tipo de convênio com a BASF, dentro das normas que regem a parceria público-privado.