Cátia Santos Nunes, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Química da UEM, recebeu o prêmio Bernhard Gross de melhor pôster experimental apresentado no Simpósio A - From Theory to Experiment: advances in materials engineering, no XI Brazilian MRS Meeting, da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). Cátia Nunes, que é orientada pelo professor Edvani Curti Muniz, do Departamento de Química da UEM, concorreu com mais de 1800 trabalhos apresentados no congresso. 

O trabalho premiado, intitulado Polymer Recycles: Technological application of ethanol supercritical fluid-ionic liquid catalyzed reaction, descreve e discute sobre a combinação de etanol supercrítico e líquido iônico para despolimerização de PET (material plástico utilizado principalmente para a fabricação de garrafas de refrigerantes). O resultado da pesquisa mostra que esta combinação leva a completa despolimerização do PET, gerando os monômeros DET (tereftatalto de dietila) ou o BHET (tereftatalato de bishidroxietila), dependendo das condições utilizadas.

A partir destes monômeros (BHET e/ou DET) o PET poder ser novamente obtido por subsequente reação de polimerização, o que pode levar ao reuso do material reciclado em diversas áreas, inclusive na área de alimentos. O rendimento máximo obtido é de 98% e o tempo de reação é de menos de 1 hora. Os resultados mostram que a combinação de etanol supercrítico e líquido iônico tem grande potencial para aplicação tecnológica para a reciclagem química do PET. Já existe uma patente, do mesmo grupo de pesquisa, para a despolimerização de PET em etanol supercrítico, porém sem o uso de líquido iônico.

Além de Cátia Santos Nunes, o trabalho teve como autores Adonilson dos Reis Freitas, Danielle Cristina da Silva, Fernanda Andréia Rosa, Adley Forti Rubira e Edvani Curti Muniz (orientador). O trabalho foi todo realizado na UEM dentro dos laboratórios do Grupo de Materiais Poliméricos e Compósitos (GMPC) do Departamento de Química. O congresso no qual ocorreu a premiação foi na cidade de Florianópolis, de 23 a 27 de setembro.