Começou nesta terça-feira, e vai até quarta-feira (03), o II Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, promovido pela UEM, por meio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI). As atividades do evento estão sendo realizadas no Auditório Keshiyu Nakatani (Bloco G-90).

A abertura solene do evento contou com os discursos da assessora do ECI da UEM, Evanilde Benedito; do presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman; do reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Aldo Nelson Bona; da coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Sueli Rufini; e do reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho.
Segundo Evanilde Benedito, o principal objetivo do evento é discutir a importância da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior do Paraná, além de propor uma agenda de internacionalização para as IES do estado. Paulo Brofman aproveitou o evento para anunciar um programa de mobilidade internacional da Fundação Araucária, em conjunto com a Capes, que deve destinar uma verba de R$ 24 milhões a docentes e discentes de graduação e pós-graduação. Aldo Nelson Bona destacou a contribuição do Seminário para a criação de uma cultura de internacionalização das IES paranaenses, ressaltando o momento favorável do Brasil no cenário internacional, o que, segundo ele, propicia maiores discussões sobre mobilidade acadêmica.

Sueli Rufini salientou os esforços da Seti para oferecer condições não apenas de alunos e professores das IES paranaenses conhecerem outras instituições, mas também dessas instituições receberem pesquisadores de outros países.  Júlio Santiago Prates Filho falou sobre a importância estratégica da internacionalização das IES paranaenses. Segundo o reitor, essa é a ferramenta necessária para que a UEM se torne uma universidade de “classe mundial”.

Durante a solenidade de abertura, também foram homenageados os assessores do Escritório ao longo dos anos, uma vez que o Seminário também marca os 15 anos do ECI da UEM. Foram eles: Ivanor Nunes do Prado (1997-1998), Silvia Inez Coneglian Vasconcelos (1998-2000), Sandra Moser (2000-2002), Carlos Benedito Sica de Toledo (2002-2004), Osvaldo Hidalgo da Silva (2004-2006) e Elza Kimura Grimshaw (2006-2010).

As palestras programadas para o Seminário abordarão os temas Projetos e Programas de Internacionalização para o Ensino Superior do Estado de Minas Gerais; A Internacionalização da UNESP; Política de Internacionalização nas Américas e a Relação com o Canadá; e A experiência da internacionalização na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

O evento tem a participação de representantes dos escritórios de cooperação internacional e reitores das IES do Paraná, além do reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), Júlio Cezar Durigan, e da superintendente de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, Chyara Sales Pereira, entre outras autoridades.

As mesas-redondas do Seminário serão sobre os temas Os avanços da Internacionalização no Estado do Paraná: o alcance da isonomia das necessidades das IEES no Estado do Paraná e A Internacionalização da Educação Superior. Ainda haverá um ciclo de comunicações breves, sobre o programa Ciências Sem Fronteiras.

Mais informações sobre o II Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná no site: http://www.seminariodeinternacionalizacao.blogspot.com.br/.