Jacqueline Nelisis Zanoni, professora do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da UEM, foi premiada na Itália. A docente recebeu o prêmio no evento International and Neurogastroenterology and Motility Congress, promovido pela European Society for Neurogastroenterology and Motility e American Society for Neurogastroenterology and Motility , realizado em setembro, na Bolonha, Itália.

O trabalho Restoring the Density of Interstitial Cells of Cajal of the Jejunum from Diabetic Rats after Supplementation with Quercetin foi escolhido por uma comissão que elege os melhores trabalhos de pesquisa da área, sendo que neste ano foram avaliados um total de 700 trabalhos, porém apenas 20 foram escolhidos. Este trabalho foi originado a partir de orientação de mestrado junto a Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas.

O evento trata de pesquisas relacionadas ao Sistema Nervoso Entérico, também chamado de Segundo Cérebro entre os pesquisadores. Neste evento, reúnem-se os maiores nomes que desenvolvem pesquisa na área; sendo o trabalho da professora Zanoni o único a ser escolhido do Brasil. A premiação ocorreu durante um jantar oferecido pelo evento aos participantes. Além do reconhecimento na comunidade científica internacional, os ganhadores receberam 500 Euros entregues juntamente com o certificado.

A pesquisadora começou sua investigação sobre Inervação Entérica por intermédio do seu orientador em 1994, tendo realizado mestrado e doutorado na mesma área. Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa em Doenças Crônico Degenerativas e Plasticidade Neural Entérica e possui um Laboratório de Plasticidade Neural Entérica, localizado dentro de Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), onde trabalha tanto na realização de pesquisa, como na divulgação destas para população; sendo que o laboratório também foi totalmente financiado com recursos da Fundação Araucária.