Nos próximos dias 2 e 3, a UEM, por meio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), promove o II Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná. A abertura solene do evento, às 8h30, contará com a presença do presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman e do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Alípio Leal.

A primeira edição do Seminário, em Curitiba, foi transmitida por teleconferência, ao vivo, para a comunidade acadêmica da UEM. Neste ano, o evento será no Auditório Keshiyu Nakatani (Bloco G-90), e prevê em sua programação diversas discussões sobre a internacionalização das IES.

Além da abertura solene, haverá palestras sobre os temas Projetos e Programas de Internacionalização para o Ensino Superior do Estado de Minas Gerais; A Internacionalização da UNESP; Política de Internacionalização nas Américas e a Relação com o Canadá; e A experiência da internacionalização na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

O evento terá a participação de representantes dos escritórios de cooperação internacional e reitores das IES do Paraná, além do reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), Júlio Cezar Durigan, e da superintendente de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, Chyara Sales Pereira, entre outras autoridades.

A programação também contará com mesas-redondas sobre os temas Os avanços da Internacionalização no Estado do Paraná: o alcance da isonomia das necessidades das IEES no Estado do Paraná e A Internacionalização da Educação Superior. Ainda haverá um ciclo de comunicações breves, sobre o programa Ciências Sem Fronteiras.

Mais informações sobre o II Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná no site: http://www.seminariodeinternacionalizacao.blogspot.com.br/.