A partir de hoje, e até o próximo dia 21, o Departamento de Física (DFI) da UEM promove a XXII Semana da Física. Na programação do evento estão previstas palestras, painéis, teatro, minicursos, oficina e workshops, com a participação de estudiosos de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior.

Um dos palestrantes da Semana será o professor Éder Pires Camargo, que falará sobre O Ensino de Física no contexto da deficiência visual. O professor ficou cego aos 9 anos de idade e é pós-doutor pela UNESP-Bauru (2005-2006), doutor em Educação pela UNICAMP (2001-2005), mestre em Educação para a Ciência pela UNESP-Bauru (1997-2000) e licenciado em Física pela UNESP-Bauru (1992-1995). Éder Pires Camargo também dará um minicurso, com o tema Elaboração e condução de atividades de Ensino de Física para alunos cegos.

Haverá ainda uma oficina de instrumentos astronômicos, na qual, após uma introdução teórica e histórica, os bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) de Física orientarão a confecção de relógios solares, estelares e lunares, com materiais simples.

No último dia do evento ocorrerá um workshop com o tema Teatro e Ciência, e a apresentação da conceituada peça Eintein, do Grupo Teatro Arte Ciência no Palco (ACP), de São Paulo. O espetáculo já dura 12 anos e passou por mais de 350 cidades brasileiras.

Inscrições e mais informações sobre a XXII Semana da Física no site http://www.dfi.uem.br/semanafisica/.