O projeto elaborado pelos profissionais do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup), vinculado ao Departamento de Agronomia (DAG) da UEM, foi um dos contemplados em um edital do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio de sua Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN). O documento, divulgado ontem (3), trata do apoio financeiro do MDS às estratégias de Agricultura Urbana e Periurbana em Regiões Metropolitanas no Brasil. A aprovação do projeto trará um aporte de R$ 500 mil, que serão utilizados para a instalação de 10 novas Hortas Comunitárias no município de Maringá e para o fomento aos atuais empreendimentos.

Esta nova aprovação reforça a presença da Universidade e do Ceraup enquanto parceiros fundamentais ao estabelecimento de propostas que visam ao desenvolvimento regional sustentável. As recentes aprovações de projetos formulados pelo Ceraup trarão cerca de R$ 1,8 milhões (advindos do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária) ao desenvolvimento da Agricultura Urbana e de mecanismos solidários de comercialização de seus produtos (por meio de feiras e pela criação de uma Cooperativa entre os atores beneficiários).

O Coordenador do Ceraup/UEM, professor Ednaldo Michellon, destaca que grande parte deste êxito deve-se a ação dos profissionais e estagiários vinculados ao Centro: “Neste momento, temos profissionais participando das estratégias de capacitação de gestores destes projetos, em Porto Alegre (RS), assim como tivemos importantes participações nas ocasiões anteriores em Brasília (DF)”. Segundo Michellon, estas capacitações e o empenho destes colaboradores tem sido a chave para reforçar o papel do Ceraup como importante ator ao desenvolvimento das famílias da região.

Mais informações sobre o Ceraup/UEM pelo telefone (44) 3011-1378, site http://www.dag.uem.br/ceraup/ ou e-mail: ceraup@hotmail.com.