Novos Desafios para um Planeta Sustentável são os eixos de debates do III Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida de Produtos e Serviços (CBGCV), que está sendo realizado em Maringá, no Hotel Deville, até quinta-feira, dia 6. O evento é promovido pelo Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UEM, em parceria com a Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV). Durante a solenidade de abertura nesta segunda-feira, dia 3, o organizador do congresso, Mauro Ravagnani, resgatou a história da gestão do ciclo de vida e também dos dois eventos anteriores. Comentou que para a UEM foi importante receber o congresso e contribuir para o desenvolvimento da área. O chefe do DEQ, Paulo Paraíso, colocou o departamento à disposição do congresso e disse estar feliz com a organização do evento.

O presidente da ABCV, Gil Anderi da Silva, ressaltou a qualidade do evento e o crescimento do congresso durante os últimos anos. Parabenizando a comissão organizadora, falou que esperava resultados profícuos nesta edição. O diretor do Centro de Tecnologia da UEM, Ricardo Dias Silva, ressaltou que essa é uma área importante para a o desenvolvimento da Universidade. Aproveitou a ocasião e destacou a boa colocação da UEM no ranking nacional, creditando o bom desempenho aos pesquisadores que se envolvem com a causa, organizam eventos, participam de debates e são criativos.

O congresso, que conta com minicursos, conferências, e mesas-redondas, reúne cerca de 120 participantes. Mais informações no site www.ctc.uem.br/iiicbgcv.