Na tarde desta sexta-feira (31), o Bloco C-67 do câmpus sede da UEM foi utilizado para uma simulação de abandono, em caso de eventos catastróficos. Após uma palestra explicativa e de conscientização, membros do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Maringá orientaram a simulação e evacuaram completamente o bloco em poucos minutos, reunindo os alunos e funcionários na parte externa do edifício.

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Civil (DEC), Sandro Lautenschlager, a ideia é que a iniciativa seja adotada em toda a UEM, para que alunos, professores e agentes universitários recebam o devido treinamento em casos de catástrofes. Um projeto similar foi criado recentemente pela Secretária de Estado da Educação (SEED) e será levado a mais de 2.500 escolas do Paraná.

A simulação também serviu para alimentar a base de dados de um programa de computador, chamado Pathfinder, que é capaz de identificar o que um evento catastrófico pode causar nas estruturas de uma edificação e avaliar modelos de evacuação mais rápidos. Mais informações sobre o software no site http://www.thunderheadeng.com/pathfinder/